segunda-feira, 10 de março de 2014

PRINCIPAIS TEORIAS: III. PSICANÁLISE


Psicanálise é a abordagem mais notável em Psicologia, tendo em vista que seu fundador, o Neurologista Sigmund Freud, produziu ao longo de sua vida excepcional obra, tanto que o dito ‘Freud explica” se popularizou por conta de seus estudos valorosos e valiosos sobre a mente e comportamento humano. Formado em Medicina em 1882, se dedicou assiduamente em encontrar tratamento eficaz para pacientes neuróticos e histéricos, o que lhe rendeu a criação da Psicanálise.
Psicanálise é um método de investigação do funcionamento da mente, um sistema teórico sobre o comportamento humano e de tratamento para desordens psíquicas. Inúmeras abordagens derivaram da Psicanálise, rapinaram partes de seu saber para constituirem-se ou, pelo menos, foram nitidamente influenciadas pela tradição Psicanalítica.
O marco para a fundamentação da Psicanálise foi a descoberta do Inconsciente. Freud assim nomeou ao espaço mental onde fica encoberto a maior parte de nossos conteúdos, as coisas que ‘esquecemos’, ou deixamos de lembrar, enfim, a esfera mais profunda da mente. Como um iceberg que esconde sua maior proporção nas profundezas e só deixa a vista (Consciente) uma pequena parte, assim é o Inconsciente que armazena exatamente tudo que se sente, pensa, vive e se interpreta disso tudo e, o mantém guardado. O Inconsciente foi descoberto através dos estudos de atos falhos, lapsos e sonhos, pois são nestes que ele se manifesta.
A Psicanálise explicou sobre a sexualidade infantil, que é o registro psíquico do prazer na infância. Enfatizo que sexualidade não se remete ao ato sexual em si, mas a tudo que proporcione prazer, independente do órgão. Existem fases que a libido perpassa (oral, anal, fálica e de latência, consecutivamente) até se constituir adulto, que é genital.
O aparelho psíquico de cada pessoa é composto por três instâncias que regem a sobrevivência: Id que é instintual, impulsivo, imediatista, funciona a partir do princípio do prazer, busca satisfazer os desejos a todo custo; O Superego que é a moralidade, censura, é a consciência moral, dita o que pode e o que não pode fazer, pensar, falar, é a lei; Já o Ego vai fazer a mediação entre estes, tenta satisfazer os desejos do Id concomitante as exigências do superego, quando falha nessa harmonização ocorrem os problemas psíquicos.
O papel do Psicanalista consiste em captar além daquilo que o paciente diz conscientemente, captar as entrelinhas, não se atentar apenas a conteúdos especifico, mas abranger o todo para identificar o conflito, a demanda e interpretar. O objetivo da Psicanálise é o aclaramento progressivo da dinâmica inconsciente. O método usado na clínica se chama associação livre, no qual o paciente é incentivado a falar livremente as coisas que lhe vierem a mente, sem restrições para que emerjam os conteúdos os inconscientes e seja trabalhado neles.
Na Psicanálise não se atua apenas para a eliminação do sintoma, por esse motivo é um processo longo, de anos, pois eliminar um sintoma não significa curar a pessoa. Se um terapeuta apenas tira o sintoma (o que é possível em alguns meses) sem curar, surgirão outros e outros, pois não foi resolvido verdadeiramente o  conflito. Isso torna a Psicanálise o tratamento mais completo e eficaz em saúde mental.

Psicóloga katree Zuanazzi
CRP 08/170170

Publicado no Jornal de Notícias "A Folha de Saltinho" dia 01-03-2014
Pode ser reproduzido citando a fonte e a autora. (Lei 9.610/1998)



Nenhum comentário:

Postar um comentário