segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PRINCIPAIS TEORIAS: I. EXISTENCIALISMO


    O pai do existencialismo é considerado Soren Kierkegaard, sua vida exerceu forte influência sobre sua obra. Buscou combater o pensamento racionalista de Hegel e trazer um olhar humano sobre aquilo que estava sendo classificado em laboratório, porém morre sem saber que sua ideia foi admitida. Teve seu trabalho difundido por Heidgger, que os traduziu e popularizou.
    O existencialismo é um movimento filosófico que surgiu a partir da insatisfação com teorias correntes na época. Tem seu apogeu na década de 50 após a segunda Guerra Mundial com Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger, num canário marcado pelo caos.
    Martin Heidegger visou a ontologia fenomenológica e criou a desein analise,  afirma que existir é estar situado e projetado no mundo e isto ocorre através de uma facticidade que é ser lançado neste.
    Jean-paul Sartre usou a primeira vez o termo existencialismo para esta corrente filosófica e é seu representante mais destacado. Pautou-se na fenomenologia de Husserl, no existencialismo de Heidegger e no materialismo dialético de Marx. Tem a visão filosófica de mundo de que a existência procede a essência.
    Os existencialistas acreditam na lógica compreensiva onde não se explica, apenas compreende o sujeito, pois este é subjetivo, situacional e explicá-lo remete a um nexo causal. Através dos fatos de cada pessoa forma-se uma teoria nova.  Parte-se do empírico para a teoria.
    O objeto de estudo do existencialismo é a existência. O termo existência deriva do latim ex-sistere, com o significado de emergir, impor-se, aflorar, sobressair, partindo de uma escolha. Segundo Sartre as pessoas são condenadas a ser livre. Condenados no sentido da escolha, todos são obrigados a escolher sendo que o não optar já é uma escolha. O escolher é angustiante, pois ao decidir por algo se abre mão de inúmeras outras possibilidades. Em toda escolha se ganha e perde ao mesmo tempo.
    No existencialismo trabalha-se a questão de fato e fenômeno, sendo o primeiro correspondente a o que aconteceu e o segundo como o sujeito percebe este ocorrido exterior a ele, o interpreta e internaliza. O fenômeno é então o significado subjetivo que se dá ao fato.
    Postula-se também a divergência entre ‘eu ideal’ e ‘eu real´. O ‘eu real’, como o nome já evidencia, parte da realidade, corresponde a que o indivíduo realmente é com qualidades desejáveis e indesejáveis. O ‘eu ideal’ diz respeito a como o sujeito é em sua fantasia, como gostaria de ser e como luta para ser, só que este ‘eu ideal’ implica em perfeição, perfeição a qual a pessoa nunca consegue atingir e então fica projetando para o futuro (ex. quando eu tiver tal coisa, eu serei feliz...), como a felicidade está depositada em uma imagem fictícia e muito distante do ‘eu real’ gera angústia. A pessoa então cria estratégias para lidar com a angústia, a má-fé, ela nega uma verdade dolorosa e assume uma não verdade que lhe é prazerosa.
    Na terapia vivencial (vertente de psicologia que atende sob esta ótica) o Psicólogo busca apenas compreender a história do paciente e nunca interpretar, auxiliando-o a ressinificar os fatos vivenciados.
    A cura só ocorre quando a pessoas se assume como sujeito com potencialidades e limitações, aceita o ‘eu real’ e aceita que o ‘eu ideal’ é apenas um desejo que talvez nunca se realize. A pessoa abre mão da má-fé e busca aproveitar o que realmente é e/ou tem.
   
 Psicóloga Katree Zuanazzi
CRP 08\17070

Artigo publicado no Jornal de Notícias impresso “A Folha de Saltinho” no dia 21-12-2013. Também disponível nos sites www.saltinhoweb.com e www.afsaltinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário