terça-feira, 6 de agosto de 2013

PESSOAS FRACASSADAS: O QUE AS DIFERE DAS BEM SUCEDIDAS

Independente do significado particular que cada pessoa confere a esta nomenclatura, sucesso sempre carrega o simbolismo de bom resultado, êxito, triunfo, vitória, glória, prazer, honra, júbilo pelas consequências das próprias escolhas. Ter sucesso é desfrutar de algo que se conquistou, que implica em uma comemoração individual, mas que não deixa de ser impressa publicamente. Pessoas bem sucedidas emanam seu sucesso por onde passam.
O desejo de alcançar sucesso em algo (elencado de acordo com as concepções de mundo subjetivas) se faz presente em todos, mas o desejo não é suficiente para que o alcance. Sucesso exige empenho, trabalho, dedicação, esforço, comprometimento. Ninguém adquire sucesso sem batalhar pra isso. As pessoas podem até adquirir coisas desejáveis por serem presenteadas, nascidas em um lar abastado ou por “sorte” do destino, mas sucesso não. O sucesso é algo que somente podemos conquistar por nós mesmos. Não se ganha, se constrói. O sucesso ou insucesso sempre é nosso mérito!
Pessoas bem sucedidas são corajosas, se lançam a novas possibilidades continuamente, enfrentam as próprias inseguranças, são determinadas, esforçadas, usam o tempo sabiamente para fazer atividades construtivas, gostam de ler, de estudar, de conhecer coisas novas, novos lugares, de se arriscar. Não tem preguiça de acordar cedo, de trabalhar arduamente, de virar madrugadas concluindo tarefas, viajar para participar de cursos, de abrir mão de lazer e folgas em prol da realização de seus projetos de vida, de correr atrás de conhecimento e realização. Além disso, são pessoas agradáveis, de fácil convivência, são altruístas, gentis, colaboram com o crescimento alheio, pois são bem resolvidas consigo mesmas, ao contrario das pessoas fracassadas.
Gente derrotada é um pesar por onde passa, causa mal estar na maioria a sua volta, são amargas, reclamonas, críticas, fofoqueiras, só mencionam desgraça, tragédia, doença, se colocam como vítimas de tudo, sempre inventam desculpas para seus fracassos ou encontram alguém para culpar. Pessoas assim são fáceis de ser identificadas, pois angariam conflitos com muitas pessoas, discutem com facilidade, se envolvem em confusões das mais diversas formas, sempre se colocando como a “verdade suprema” e tentando convencer os outros disso. Não suportam se deparar com sucesso alheio, isso enfatiza o quanto são fracassadas, o que lhes causa demasiada irritação. O que resta para amenizar o sentimento de escoria é uma estratégia de ataque às conquistas alheias. Menosprezar, colocar defeito, ridicularizar a conquista do outro se torna habitual, como mecanismo de defesa para negar que o outro é superior a ela.
Quem é bom em arrumar desculpas, dificilmente será bom em alguma outra coisa. Quem é bom em arrumar soluções, dificilmente terá maus resultados. A sorte não escolhe as pessoas, mas as pessoas escolhem a sorte. Em que aspectos você é uma pessoa de sucesso? Em que momentos se porta como um fracassado? Avalie-se! Autoanalise sincera é o primeiro passo para você se tornar uma pessoa bem sucedida.
Psicóloga Katree Zuanazzi
CRP 08/17070

Publicado no Jornal de Notícias "A Folha de Saltinho" dia 03-08-2013
Pode ser reproduzido citando a fonte e a autora. (Lei 9.610/1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário